Skip to content

A asa flexível da Red Bull

15/10/2010

Estamos chegando a mais um final de temporada, mas ainda estão faltando 3 corridas que decidirão o campeão de 2010 da F1. Muitas coisas aconteceram no mundial até agora, e muitas coisas mesmo, se fosse falar aqui ficaria um tempão até dizer tudo.

Grid, Spa-Francorchamps, 2010

Mas venho dizer aqui agora sobre mais na parte técnica dos carros, ou melhor, dela… da equipe a ser batida esse ano, a Red Bull. O carro com certeza é sensacional, que conta com o grande gênio Adrian Newey; mas algumas especulações já foram soltas a respeito da equipe. Uma delas é de que seus carros usariam uma asa dianteira flexível; a asa normalmente faz um movimento para cima e para baixo, isso é mais que lógico com a questão da suspensão.

A McLaren que começou a suspeitar disso, e “denunciou” a equipe à FIA. A Federação fez um teste com todas as principais equipes, mas nada foi provado, segundo eles, tudo estaria normal. Mas a coisa se mostrou mais ainda, depois do tremendo passeio dos carros da equipe austríaca em Hungaroring esse ano, no GP da Hungria. A equipe teve uma vantagem terrível em cima das outras.

Sebastian Vettel, Red Bull, Hungaroring, 2010

Se é verdade não se sabe, mas seria muito triste se isso fosse verdade. As equipes dando tudo e mais um pouco para terem um melhor desempenho dentro das regras, então vem alguém e se sai melhor porque não está dentro das normalidades.

Em 1994, no duelo Senna X Schumacher, Williams X Benetton; Ayrton Senna dizia ter certeza de que a equipe de Schumacher não estava de acordo com o regulamento, e estaria em certa vantagem. Senna entretanto, “tirou leite de pedra” e conseguiu pole nas três primeiras corridas da temporada.

Agora um vídeo do acidente de Vettel com Button em Spa; reparem que no segundo 6, a asa de movimenta:

Alguém viu? E agora outro vídeo, esse é um compacto do GP do Japão feito pela FOM. Reparem também nos segundos 34 e 35 como a asa do carro de Webber se movimenta:

Isso é o “X” da questão; se estiverem usando é uma pena. Mas polémicas a parte, todos nós torcemos para que o final do campeonato seja bem emocionante e que realmente vença o melhor. Até pessoal!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: