Skip to content

Grandes Modelos da F1

28/09/2010
Jordan 196

Falando sério pessoal, depois que a Jordan fez parceria com a Benson e Hedges, a equipe irlandesa nunca fez um carro feio; tanto na estrutura como também na cor.

O Jordan 196 foi o modelo da equipe em 1996, pilotado por Rubens Barrichello e Martin Brundle. Foi o primeiro carro da “era” Benson e Hedges. No início da temporada, ele ainda não tinha esse designer; pois a equipe ainda não tinha contrato com a B&H, era assim:

Depois, a equipe assinou o contrato, e passou para um tom amarelado bege, o dourado só entro  no GP de Mônaco.

Em 1996, foi a última temporada de Brundle na F1, e a última de Barrichello na Jordan; e o melhor resultado de ambos foi um quarto lugar. Devido as propriedades do carro, o Jordan 196 pode ser considerado um carro médio, onde brigava no meio do grid até por uns pontos.

Pode-se até dizer, que o Jordan 196 foi uma decepção na temporada 1996. Claro que a equipe não viria brigar com Williams, Ferrari e Benetton; mas o carro deixou muito a desejar. Um dos motivos foi o motor, que já se “arrastava” desde 1995 na Jordan.

O Jordan 196 é uma evolução do 195, e sofreu com as mesmas “doenças” que o seu antecessor. A falta de estrutura e da potência do motor Peugeot. Quando o desempenho muito aleatório e uma manifesta falta de fiabilidade.

O 196 se destaca principalmente pela sua aparência, fornecido com este belo fruto de ouro da parceria com o cigarro Benson & Hedges. Após essa temporada de 1996, a Peugeot iniciou o fim de sua parceria com a Jordan para iniciar uma nova parceria com a Prost Grand Prix em 1998. Mas numa temporada onde a Williams dominou, até que pode se considerar um ano regular; mas às vezes poderia ter sido melhor.

O carro tem o designer de Gary Anderson e Tim Holloway e terminou o mundial de construtores na quinta posição com 22 pontos.

E só um detalhe: o inglês Nigel Mansell ensaiou um outro retorno à F1 no modelo 196 da Jordan, porém sem êxito!

Detalhes do carro:
Construtor: Jordan Grand Prix
Produção: 1996
Antecessor: Jordan 195
Sucessor: Jordan 197
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Peugeot A12 EV5 V10
Caixa de velocidades: Jordan seq semi-auto L 7 velocidades
Peso bruto (kg): 595 kg
Designer: Gary Anderson
Tim Holloway
Anúncios
One Comment leave one →
  1. 30/09/2010 12:08 PM

    olá Diego,td bem??
    essa jordan 196 é incrievel simplesmente maravilhosa!!
    fiz um outro blog o http://www.portaldaf1.blogspot.com!
    me siga por favor!obrigado,parabéns pelo novo blog,xau!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: